terça-feira, 9 de novembro de 2010

                                                    Escola e família
 O que é limite?
Esta é uma questão muita complicada para os padrões de hoje, quando refletimos de como era antes em tempos remotos e não tão remotos assim.
Salvo melhor juízo, tenho a impressão e a certeza de que dar simplesmente por compensar, porque não teve na sua infância, não é o caminho. Impor, da mesma forma, não ajuda porque a criança só  vai obedecer pelo medo e no momento que perder esse medo, vai extrapolar e se vingar de seus pais e ou professores. Construir. Aí estará a chave do enigma. Esse sim o melhor método de construção de uma sociedade melhor. Portanto, dar, impor ou construir (dic) com toda a convicção, o construir, juntos, pais, filhos e escola e‘ com certeza a melhor solução e então nosso planeta poderá ser salvo.
Quando um filho “apronta” ou faz as suas artes, na maioria das vezes está pedindo socorro. Ajudem-me, por favor. Dêem-me limites. Eu preciso de ajuda. Os pais mais preocupados em sustentar a casa, em dar aos filhos o que eles próprios não tiveram, não acordam para esse pedido, não socorrem seus filhos da maneira correta e aí se vêem perdidos quando os seus rebentos se tornam adolescentes e não os respeitam mais.
Aí está uma grande questão que precisa ser resolvida com diálogo, com muita sinceridade, com muita paciência e com muita compreensão.
Se pais, filhos e escola se unirem para construírem juntos, uma nova sociedade, será uma grande revolução na educação, porque só a verdadeira educação salva este país. É preciso, pois, fazermos uma grande reflexão: qual a minha responsabilidade, o que eu necessito fazer para melhorar este estado de coisas. Depois então, mãos a obra. Cada um na esfera de suas atribuições fazer o que lhe compete como verdadeiro cidadão e crente de que poderá com muito esforço mudar o caos que se tornou esta relação de pais, filhos e escola.



                                                                                  ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS
                                                                                                   

Um comentário:

  1. Olá...
    realmente a educação começa sempre com bons exemplos e com diálogos, e a familia é a base disto.Os filhos são reflexo de nossa própria educação, devemos sempre estar atentos e mostrar aos nossos futuros "adultos" que tudo na vida é limitado e especialmente se tratando de liberdade. Pois não podemos confundir liberdade com desordem, desmando e desrespeito aos que lhe oferecem oportunidades de serem cidadãos civilizados e cultos, devemos sim aproveitar todas as oportunidades nas nossas familias de sempre, sempre manter boas relações aprender com os mais experientes...que nossos jovens possam tirar o melhor a cada dia, assim como nas suas escolas.

    ResponderExcluir