quinta-feira, 20 de março de 2014


                                                CRONOLOGIA DO FATO FOLCLÓRICO!

 O fato folclórico pode ser classificado como nascente, vigente ou histórico.

Nascente: é aquele fato que não tem ainda a característica de tradicionalidade; sua aceitação popular é inferior a 25 anos.

Vigente: consiste em fato que continua resistindo ao tempo, com a aceitação coletiva de mais de 25 anos; é dinâmico. Ex. bombacha, chimarrão, churrasco, cinco marias, valsa, vaneira, rodas cantadas, provérbios, pandorga, bolinha de gude, etc.

Histórico: fato que já perdeu a função; não é mais vivido, mas sim cultuado, simbolizando o passado, é estático. Ex. boleadeiras, chiripa, bota garrão de potro, danças dos ciclos dos fandangos.

                        Projeção e reinterpretação folclórica.

Consiste no aproveitamento dos fatos folclóricos vigentes, fora da época e que se realizam ainda ou, ainda fora de suas funções, para outras finalidades. A projeção folclórica pode ter motivação política, estética, ética ou didática, ou seja, o fato folclórico tem motivação:

Política: o fato surge por interesse dos governos, que fomentam o intercâmbio cultural entre regiões.

Estética: é comum nas artes populares como a demonstração de artesanato indígena em centro urbano.

Didática: o fato folclórico é projetado fora de seu tempo ou espaço para divulgação ou aprofundamento de estudos.

Exemplos de projeção folclórica: fandango em CTG de zona urbana; música de poesias, que utilizam temas folclóricos, bem como esculturas e pinturas; apresentação de Ternos de Reis e Ternos de Santos fora da data e do local onde costumam acontecer; coreografias criadas utilizando ritmos folclóricos.

Reinterpretação folclórica é a apresentação ou o aproveitamento de fatos históricos, que adquirem novo significado cultural. Através deste processo, antigas significações são atribuídas a elementos novos ou novos valores mudam a significação cultural de formas antigas.

Exemplos de reinterpretação folclórica: apresentação das danças do folclore histórico nos CTGs, as quais em época passada tiveram função lúdica e, hoje tem função didática.

No ENART- Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, a entrada e a saída de uma Invernada Artística, constituem-se numa Projeção Folclórica, enquanto que as danças de concurso são uma reinterpretação do Folclore.

    (pesquisa de Barboza, Maria Cândida e Fagundes, Antônio Augusto).

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