sexta-feira, 29 de outubro de 2010

                               DADOS HISTÓRICOS – CURIOSIDADES
O Fogo:
 o fogo é conhecido pelo homem há pelo menos 500 mil anos. O fogo foi obtido nos inícios da vida humana era obtido das erupções vulcânicas, dos raios ou de combustões provocadas pelas secas e pelo calor. Só bem mais recentemente na história do homem é que se descobriu a possibilidade de alimentar fogueiras e preservar o fogo, utilizando-o para preparar alimentos e combater o frio.
O fósforo:
 esse invento simples e útil, só seria aperfeiçoado no começo do século 19, há pelo menos 200 anos. Uns dão o ano de 1827, outros o de 1832, como dessa singela mas importante descoberta. Antes do fósforo, o fogo era iniciado pelo atrito de pedras ou de metais.
                                             Saldanha da Gama
Osvaldo Degrazia nos conta da ligação pessoal e profissional do almirante Luiz Felipe Saldanha da Gama (1846-1895), um dos nomes mais destacados da Marinha Brasileira, com a cidade de Itaqui. Foi essa cidade, estrategicamente importante para a defesa fluvial do Brasil, que serviu de palco da paixão do então jovem oficial Saldanha da Gama com Emília Josefina de Mello, a Mila. O casamento, apesar da oposição dos pais do noivo, ocorreu em 21 de janeiro de 1867. Mas a influente família Saldanha da Gama conseguiu fazer com o oficial fosse afastado da mulher, em plena lua de mel, e enviado à frente de combate da Guerra do Paraguai.
Separados pelas pressões familiares e pela guerra, Luiz Felipe e Mila mantiveram sua paixão registrada nas cartas que trocaram durante alguns anos, mas nunca voltaram a se encontrar. A história romanesca termina com um mistério. Saldanha da Gama morreu num combate da Revoluçao Federalista, em 1895, quando, à frente de um grupo de rebeldes, tentava entrar no Rio Grande. No bolso de sua farda manchada de sangue, estava a fotografia de sua mulher.
 Verso: até o século 16, a forma literária predominante era o verso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário