quinta-feira, 24 de março de 2011

                                                       
                                            O mundo da muitas voltas
                Quem diria, que nos anos 40, 50 e 60 o Partido Social Democrático e o Partido Trabalhista Brasileiro eram adversários, pra não dizer inimigos, figadais. Desde a criação desses dois partidos, ficou bem claro os seus ideais. O seu criador, Getulio Vargas, na década de 40, em pleno Estado Novo, também criou outros partidos, mas o PSD e o PTB eram, com certeza, os mais importantes. Um o PTB era à esquerda, outro, o PSD era à direita.                           
 Isso era bem claro em todo o Brasil. Com o passar do tempo, vejam só, em 2003, o PSD foi incorporado pelo PTB. Acho que poucas pessoas sabem disso. Equivale a dizer que os que hoje estão no PP, por exemplo, partido este que descende do PSD, deveriam estar juntos no PTB, não e’ mesmo?  Que incoerência, não? Já pensaram nisso?
Estes dois partidos foram criados para que houvesse o contraditório. Um de direita e outro de esquerda. 
Pois bem, já na chamada Revolução Democrática para os de direita e ditadura militar para os de esquerda, foram criados dois partidos. Direita, a ARENA e esquerda, MDB. Seus sucessores a partir de 1985 foram o PMDB que virou um partido de centro e hoje em dia, não se sabe mais, de que lado está e o PDS, antigo PSD que seria, a direita.
Nas cidades menores principalmente, eram bem explícitas as posições de cada agremiação. Havia ideais que eram seguidos pelos seus próceres. Outros partidos que foram sendo criados, com ideologia dúbia, porque não se sabe para onde vão, complementam esta política do nosso Brasil.

Agora, o PSD quer se reorganizar através do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM partido que era o PFL, que confusão! Pois então, o PSD quer se aliar ao PT do governo federal! Vejam só, direita e esquerdos juntos... E o povo, no meio desta confusão.  Por uma destas, que o brasileiro elege o homem e não o partido. Afinal quem e‘ de direita, quem e’ de esquerda?
Deveríamos revigorar nossos partidos políticos, com programas comprometidos com seus ideais apregoados nos seus estatutos e não ficarmos a mercê do homem, que hoje comanda a política brasileira. Pensemos um pouco, isso e’ bom para o nosso país? Claro que não!
O sábio comandante maragato, o leão do caverá, Honório Lemes, disse um dia, a célebre frase, que deveria marcar nosso destino, como parâmetro de divisa entre o fazer e o não fazer, entre o certo e o errado: “sejamos escravos das leis, para não sermos escravos dos homens”.


                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário