quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

                         PRIMEIRA FUNDAÇÃO OFICIAL DO RIO GRANDE DO SUL.

                Tudo começa com o confronto histórico, da época das conquistas, das duas potencias européias em terras da América. Portugal e Espanha dividiam em dois, praticamente, o mundo conhecido. Em nossas plagas não foi diferente. Um exemplo é a Colônia do Santíssimo Sacramento, hoje Uruguai, que se tornou pomo de discórdia entre os dois países.
                Em 1735, essa colônia sofria rigoroso cerco por parte dos espanhóis encastelados em Buenos Aires e na povoação de Montevidéu. Prestar socorro aos sitiados era tarefa difícil, pois o auxilio só poderia vir por mar, da longínqua capitania do Rio de Janeiro, ou por terra, da também longínqua capitania de São Paulo.
Aí entra a façanha do primeiro tropeiro dessas terras, Cristóvão Pereira de Abreu, que abriu um caminho, ligando o centro do País à vila de Laguna. Ali, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, terminava o território brasileiro.
Foi designado para tal intento, das conquistas portuguesas, determinado pelo Rei D. João V, o governador da Capitania do Rio Janeiro, o Brigadeiro, José da Silva Paes que, tenta conquistar a partir de Laguna, esta região inóspita e principalmente, a Colônia do Sacramento.
Usou então, a sagacidade do tropeiro e sertanista, Cristóvão Pereira, para a continuação deste caminho que chegaria, até ao extremo sul dessa Pátria.
Este, com auxílio dos índios Minuanos, reuniu,  mais ou menos 160 homens, ultrapassou o rio Mampituba, o rio Tramandaí e, descendo pela longa península que separa o Oceano e Lagoa dos Patos, chegou à margem norte da barra, do Rio de São Pedro ou Rio Grande.
Transposta a Barra, constrói na margem sul, um fortim e ali prepara apoio logístico para a chegada do Brigadeiro Silva Paes.
Foi desta maneira, que o Brigadeiro zarpou ao encontro de Cristóvão Pereira, sendo por ele recebido, à margem sul da Barra. Desceu à terra, no dia 19 de fevereiro de 1737 e sob a invocação de Jesus, Maria, José, funda oficialmente a primeira povoação dessa terra.
De início é chamado de Presídio Jesus- Maria- José, depois, Fortaleza do Porto, vila de São Pedro do Rio Grande, Rio Grande de São Pedro, até se firmar como a cidade de Rio Grande, berço histórico da comandância Militar e, sucessivamente Governo Militar, Capitania Geral e Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Está oficialmente fundado, em 19 de fevereiro de 1737, o nosso Estado, portanto 237 anos, depois da descoberta do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário