quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

                           27 de Fevereiro de 1844 aconteceu o Duelo Farrapo!
 
          Os participantes do duelo eram primos. Onofre Pires da Silveira Canto, tinha 44 anos e Bento Gonçalves da Silva, 54 anos.
Sobre o duelo, escreveu mais tarde o Brigadeiro imperial José Gomes Portinho que fora destacado líder militar farrapo e insuspeito por amigo e cunhado de Antônio Vicente da Fontoura.
" Onofre foi ferido no braço direito. O mesmo Bento Gonçalves tratou da ferida, atando-a com seu próprio lenço, sendo Onofre conduzido para o campo e dai a sua casa (barraca) onde morreu passados dois dias. E isto por falta de médico. Ali não havia."
          Outro farrapo diz que "ficou um lanceiro cuidando de Onofre Pires e Bento foi buscar recursos".
Ambos o dão como morto em primeiro de março, dois dias depois. Antônio Vicente da Fontoura registrou dia 3 de março, ou quatro dias depois e de gangrena e que Bento foi preso por Canabarro.
          Bento Gonçalves em carta de 9 de março de 1844 ao diamantinense Domingos José de Almeida, escreveu:
"Já meu compadre saberá do fim desastroso que teve o Coronel Onofre que fazia o papel de General Santérre na facção desorganizadora, que o incitou a provocar-me tão atrevidamente. Ela contava com a vitória, porque olha para as coisas como lhe parecem, e não como são de fato. A paixão os domina e, por isso, vendo aquele homem tão corpulento, o julgaram um gigante e eu um pigmeu.
          Enganaram-se e, depois escondendo todos o rabo, se retiraram dele, ao ponto de não achar-se um só desses malvados a seu lado, ao menos na hora da morte. Que malvadeza! Eu lamento sua sorte, mas não tenho o menor remorso, porque obrei como verdadeiro homem de honra.
Em tais casos, obrarei sempre assim, não me importando com o tamanho, e nem a nomeada (fama) da pessoa que se atreva a atacar a minha honra."
           E assim teve fim Onofre Pires, cujos restos mortais devem estar em algum lugar nas pontas do Sarandi, atual Topador em Santana. É uma vida que merece reflexão.
          Caxias por ocasião do duelo marchava de Alegrete, para Santana, conforme suas ordens – do -dia.
          Onofre faleceu quase oito anos depois do rumoroso fuzilamento que ordenou em Mostardas, no qual foi vitima ilustre o Capitão Francisco Pinto Bandeira. Seria a confirmação do ditado popular – "Quem com ferro fere, com ferro será ferido?"
          Onofre Pires fez parte da minoria opositora (cerca de um 1/6) a Bento Gonçalves, na Assembléia Constituinte da República Rio-Grandense, em Alegrete. Seu perfil moral parece não ter feito honra a oposição que integrou e o manipulou como instrumento contra Bento Gonçalves, em momento critico da Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário