terça-feira, 17 de junho de 2014

                                                                Curar-se?
O psicólogo americano Roger Callahan, também estudioso de acupuntura e cinesiologia, procurava há anos a melhor forma de curar uma de suas pacientes com fobia de água. Numa das sessões, pediu a ela que se concentrasse na sensação de angústia que sentia no estômago quando o assunto vinha à tona. Em seguida, com a ponta dos dedos, deu leves batidas embaixo do olho da paciente, ponto onde está localizado o meridiano do estômago (segundo a acupuntura, terapia da medicina chinesa, meridianos são os canais por onde circula a energia vital do nosso corpo). Para sua surpresa, a mulher se curou totalmente da fobia. Dessa experiência surgiu a EFT (Emotional Freedom Techniques), que, em português, significa “técnica de liberação emocional”. “É como uma acupuntura emocional ou psicológica, mas sem agulhas”, diz a naturopata e terapeuta de EFT Meire Yamaguchi. De acordo com a terapia, tudo o que nos faz sofrer, ou seja, as emoções negativas como raiva, medo e tristeza, é resultado de uma ruptura do sistema energético corporal. “Essa ruptura pode ter várias causas, desde um trauma relacionado a um acidente ou a uma traição, por exemplo, até uma memória celular proveniente da gestação”, esclarece Meire. Para rearmonizar esses meridianos permitindo que a energia flua de novo e, consequentemente, eliminar qualquer dificuldade emocional ou sentimento ruim, outro americano, chamado Gary Craig, adaptou a técnica – que se tornou de domínio público em 2009. Ele criou uma sequência de pontos em que todos os meridianos são acessados por meio de toques com a ponta dos dedos (figura B). “Ao mesmo tempo que executa o movimento, o paciente sintoniza no problema em questão por meio da repetição de frases relacionadas às sensações negativas que estão sendo trabalhadas”, explica o também terapeuta de EFT André Lima. Essa sequência permite que problemas de naturezas diferentes sejam acessados, de dores físicas a compulsão alimentar, depressão, estresse e insônia. Um dos grandes diferenciais da técnica – reconhecida pela Associação Americana de Psicólogos como eficaz em casos de depressão, dor e síndrome do estresse pós-traumático – é que ela pode ser autoaplicável, além de ser rápida (uma rodada de EFT dura cerca de 15 segundos) e fácil de ser aprendida. “O segredo é primeiro pensar no problema, depois nas emoções que ele traz, como insegurança e revolta, e, finalmente, identificar no corpo onde e de que forma você as sente, como coração acelerado, uma pontada no estômago ou uma agulhada na cabeça”, aconselha Meire. “A prática ainda conduz ao autoconhecimento justamente porque você começa a reconhecer a origem das suas emoções”, completa a dentista Suzana Arantes, praticante há dois anos. Só vale frisar que problemas mais complexos, como a depressão, pedem a ajuda de um profissional de EFT. “Ele ajudará o paciente a desvendar as causas do problema”, diz Meire.
Greg


Este é o primeiro passo da sequência. Na lateral da mão, entre a base do dedo mínimo e o osso do pulso, está o ponto caratê. Usando a ponta dos dedos indicador, do meio e anelar, dê batidinhas constantes nesse local enquanto repete, em voz alta, três vezes a frase: “Mesmo tendo... [dar o nome do problema], eu me aceito profunda e completamente”.





Cure a insônia

1. Selecione um sintoma da insônia, como pensamento fixo, ansiedade, tensão corporal, nervosismo, tristeza, dor ou medo.
2. Observe o que sente no corpo quando pensa nesse sintoma (ansiedade, por exemplo) e foque na sensação mais forte. Pode ser uma sensação de mente alerta ou de estômago contraído. Se houver dor, verifique onde ela se localiza no corpo e como ela é (latejante, como uma agulha o espetando, ou como se tivesse levado uma surra, uma apunhalada...). Se surgir uma imagem, fixe-a na mente.
3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.
4. Faça a preparação para a terapia batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta imagem ou esta sensação de...[estômago contraído, por exemplo], eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.
5. A seguir, a cada um dos pontos de EFT da sequência, diga a frase-lembrete: “Esta sensação de estômago contraído”.
6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (medo, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas agora dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação de estômago contraído], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase-lembrete: “Este resto de sensação de estômago contraído”.
7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.
Cure a baixa autoestima

1. Faça uma lista das opiniões negativas que você tem a respeito de si mesmo. Seja o mais específico possível. “Sou feio” é generalizado, “meus olhos são muito pequenos” é mais particular. Outros exemplos: “Eu me sinto incapaz de expor minha opinião na reunião de trabalho”; “Sou incapaz de dizer ‘não’ ”; “Sinto que incomodo as pessoas com minha presença”, “Não me sinto respeitado/amado pelo meu pai”.
2. Selecione uma dessas opiniões negativas. Sinta como seu corpo reage a ela e foque na sensação mais forte (dor na barriga, tensão nos ombros, tensão nas mandíbulas, fraqueza nos joelhos...).
3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.
4. Inicie a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta sensação de... [fraqueza nos joelhos, por exemplo], eu me aceito e me perdoo profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.
5. Fazendo os pontos de EFT, diga a fraselembrete: “Esta sensação de fraqueza nos joelhos”.
6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (tensão na mandíbula, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação de fraqueza nos joelhos], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a fraselembrete: “Este resto de sensação de fraqueza nos joelhos”. Além dessa frase, você pode complementar com outras, como: “Mesmo eu não sendo perfeito como um modelo, eu sou o perfeito eu”; “Mesmo que queira ser aceito pelos outros quando eu mesmo não me aceito como sou, eu me perdoo profundamente”; “Mesmo que eu sinta que incomodo com minha presença, eu existo e tenho tanto valor como todo mundo”; “Mesmo que eu sinta medo de expor minha opinião, ela tem valor e pode fazer a diferença”.
7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.
Cure a dor física

1. Localize no seu corpo onde você a sente e de qual forma ela se manifesta (agulhada na têmpora direita ou como um martelo batendo no topo da cabeça).
2. Foque na sensação mais forte (como a agulhada na têmpora direita).
3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.
4. Comece a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta sensação... [latejante na têmpora direita, por exemplo], eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.
5. Fazendo os pontos de EFT, diga a fraselembrete: “Esta dor latejante na têmpora direita”.
6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (martelo batendo no topo da cabeça, por exemplo). Se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação latejante na têmpora direita], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase-lembrete: “Este resto de sensação latejante na têmpora direita”. Reavalie a dor dando uma nova nota de intensidade de zero a dez.
7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.
Cure a fobia

1. Imagine-se na situação que causa fobia (como precisar falar em público) ou visualize o objeto deste medo (rato, aranha, barata...).
2. Sinta como seu corpo reage. O rosto pode ficar vermelho, você pode ter calafrio nas costas ou o coração acelerar...
3. Focalize no sintoma mais forte e dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação .
4. Comece a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo... [por exemplo: “esta sensação de calafrio nas costas”], eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.
5. Fazendo os pontos de EFT, diga a fraselembrete: “Esta sensação de calafrio nas costas”.
6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (rosto fica vermelho, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [calafrio nas costas], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase-lembrete: “Este resto de calafrio nas costas”. Reavalie a dor dando uma nova nota de intensidade de zero a dez.
7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.
Cure o estresse ou a ansiedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário