sábado, 11 de abril de 2015

                                                                         FARROUPILHAS!
                    Farroupilhas, o nome vem das idéias ou das roupas? Muitos livros de história insistem na versão de que o nome dos farrapos ou farroupilhas, dado aos revolucionários gaúchos, teve origem nas roupas que estes vestiam- gastas e esfarrapadas. No entanto, a verdade é bem outra. A denominação é, mesmo, anterior à Revolução Farroupilha, e era utilizada para designar os grupos liberais de idéias exaltadas.
                  Já em 1829, eles se reuniam em sociedades secretas. Uma delas era a Sociedade dos Amigos Unidos, do Rio de Janeiro, cujo objetivo era lutar contra o regime monárquico. Desde então, eram chamados de Farroupilhas. 
                 Segundo Evaristo da Veiga, o termo havia sido inspirado nos "San Culottes" franceses, os revolucionários mais extremados durante o período da convenção (1792- 1795). Os "San Culottes", que literalmente quer dizer "sem calção", usavam calças de lã listradas, em oposição ao calção curto adotado pelos mais abastados.
                 Outra versão, insiste no fato de que o termo foi provavelmente inspirado nas roupas rústicas de um dos líderes liberais, Cipriano Barata que, quando em Lisboa circulava pela cidade usando chapéu de palha e roupas propositadamente despojadas. 
                 Seja qual for sua origem, o termo já era aceito em 1831, como designação dos liberais exaltados que, nessa época publicavam 2 jornais no Rio de Janeiro: A Jurubeba dos Farroupilhas e a Matraca dos Farroupilhas.
                 O Partido Farroupilha foi fundado no Rio Grande em 1832 por Luis José Alpoim que, participara, no Rio de Janeiro, das agitações populares de 7 de abril de 1831, que resultaram na queda do Imperador. Desde o início, o Partido teve atuação intensa. 
                 Em outubro de 1833, promoveu uma manifestação contra a instalação da sociedade militar (que congregava conservadores) em Porto Alegre. O confronto entre liberais e conservadores era, no Rio Grande do Sul, particularmente acentuado. 
                 Aqui, os moderados não tinham nenhuma expressão, e por isso eram alcunhados de "chimangos"- uma ave de caça com a qual não valia a pena se gastar chumbo. O apelido, a partir daí, se espalhou para todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário