quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016



                   PRIMEIRO FESTIVAL ARTÍSTICO-CULTURAL DE SANTA CRUZ DO SUL.

                Aconteceu no ano de 1961, em nossa cidade a 1ª Exposição Avícola da região. Este evento teve por local os pavilhões de festa da nossa Catedral, na época Matriz.
                Dentro desta Exposição ocorreu o 1º concurso artístico dos CTGs de Santa Cruz do sul. Nesta ocasião existiam as seguintes entidades tradicionalistas: CTG Tropeiros da Amizade, CTG Lanceiros de Santa Cruz, CTG Rincão da Alegria e CTG Trempe da Saudade, da Escola Normal Rural, Murilo Braga de Carvalho.
                Os Lanceiros, recém-fundados tinha ido buscar em Vacaria, o famoso Tio Belizário que, já havia ensinado aos Tropeiros, há algum tempo, 46 danças folclóricas e por isso era o franco favorito, para se sagrar campeão, até porque seus fundadores eram na sua maioria, oriundos do CTG Tropeiros e também por isso, havia uma grande rivalidade entre as duas entidades.
                O concurso se desenvolveria em três modalidades, ou seja, canto (dupla), declamação e dança. Foram ensaios diuturnos e eu, com a saída do mano Flavio Pereira dos Santos, que era o posteiro de danças, fui guindado dos mirins, para posteiro dos adultos. O Flavio foi ser posteiro dos Lanceiros.
                No canto, o mano Cliff Pereira dos Santos, gaiteiro e o Joãozinho no violão, formavam a dupla, os Araganos. Eles haviam perdido o Tio Marciliano José Rodrigues, no violino, que também ingressou nos Lanceiros.
                Foi uma grande festa, com os Pavilhões lotados e uma Comissão Julgadora de gabarito. Lembro-me da saudosa professora e poetiza, Elisa Gil Boroswski e outras autoridades locais.
                O resultado do Concurso foi o seguinte: em 1º lugar, o CTG Tropeiros da Amizade, sagrando-se campeão em canto e declamação e segundo lugar em danças folclóricas. O declamador foi este peão, com a poesia do saudoso poeta Dimas Costa, Fanfarronada. Nesta ocasião, pela primeira vez, o patrão Euclides Pereira Soares, preparou uma garrucha de dois canos e na hora da apresentação, foi um grande susto, quando acionei o gatilho e além do estampido, também fumaça e papel voaram sobre a plateia atônita, que assustada, não sabia, a principio, o que estava acontecendo.
                A dupla os Araganos também ficou em 1º lugar. O 2º lugar geral ficou com CTG Rincão da Alegria que, apresentou a dança do Pericon, muito polemizada, por ser uma dança de origem Uruguaia. O 3º lugar ficou com o CTG Lanceiros de Santa de Cruz, 2º lugar em canto e declamação.
                A volta do campeão para sua sede que ficava no antigo salão Tavares, bairro Arroio Grande, foi com um grande desfile pela cidade. O Sr. Pedro Ferreira a cavalo puxava a frente do carro-ônibus do seu Eugênio Frantz. A chegada ao galpão foi com um grande foguetório e muita comemoração. A taça, a primeira de muitas, deve estar muito bem guardada na galeria de troféus daquela entidade.

                        ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.
                        (Email, toninhosantospereira@hotmail.com; twitter, toninhopds; blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário