quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

                                                       NÃO JULGUES!

                “A terra é a grande escola das almas em que se educam alunos de todas as idades. Não enxergues inimigos nos semelhantes de entendimento imperfeito ou diferente. Muitos deles não saíram ainda do jardim de infância espiritual”. (Emmanuel).
                A crítica mordaz, a crítica destrutiva e o julgamento prematuro, estão entre os defeitos mais difíceis de extirparem do nosso coração. Estas mazelas criam formas-pensamentos que se alastram e impregnam em nossa aura, que fica escura e espessa, impedindo a entrada de luz e compreensão em nosso ego.
                Um provérbio dos índios americanos, diz muito sobre o assunto: “Não julgueis outra pessoa enquanto não tiverdes andado uma milha usando o mocassin dela”. Ademais, aquele que critica por criticar, que julga sem conhecimento de causa, tem no fundo da alma, uma mágoa muito grande e é um ser infeliz.
                O ser humano, precisa aprender a se entender mutuamente. Retirar de seu coração o ódio e a malevolência. Já dizia o poeta: “Eu falo daquilo que meu coração está cheio”.
                Por isso, se quisermos que o outro mude primeiro eu tenho que mudar. Nunca apontar o indicador para o nosso próximo, mas o polegar para nós.
                Então, olhemos para dentro de nós e procuremos a parte lesada do nosso “eu”, curando-a. Removamos a trave do nosso olho e não o argueiro do olho do vizinho e vamos finalmente rever os nossos sentimentos, purificando-os e deixando que alegria e a paz sejam o apanágio de nossa fronte.
                Inferindo, que possamos com a luz Divinal iluminar nosso caminho, por que eu posso sim, melhorar a humanidade, sempre a começar pela reforma homem velho que ainda impera no meu imo.
                Enquanto, estivermos olhando o nosso próprio umbigo, estaremos egoisticamente, disseminando a desarmonia e a cizânia entre nós e os povos.
                Todos somos responsáveis nessa grande aldeia global!

       ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e radialista.

                (Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Twitter, toninhopds; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário