sábado, 7 de novembro de 2020

 

                                                      EU VI!

 

Eu vi, em 30 de maio de 1431, Joana D’Arc ser queimada na cidade de Ruão (França) aos 19 anos de idade, por ordem da Inquisição Inglesa, que a acusou de heresia e bruxaria. Ela foi canonizada em 1920.

Eu vi a chamada Idade Média, mil anos de escuridão, quando uma simples desconfiança, os fiéis súditos eclesiásticos faziam valer sua autoridade em nome de um Cristo vingativo e cruel. Foram no mínimo milhares de mortos sob o fogo, para expurgar o demônio.

Eu vi, chegar a Idade Contemporânea e com ela nos dizemos pessoas inteligentes. Eu vi irmos à lua, conquistarmos o espaço, estarmos em pleno tempo quântico, criarmos clones de nós mesmos. Eu vi nos comunicarmos instantaneamente com todo o planeta e nos concebermos, como ser humano, na acepção legitima da palavra.

Eu vi os últimos dias, no entanto, cenas da idade média. Em toda a nossa Pátria, chamada do Evangelho e por muitos, considerada “coração do mundo”, e em todo o nosso Planeta Azul, eu vi como dantes muitos viram, o dantesco surgindo, como se tivéssemos voltado ao passado longínquo da inquisição romana.

Não, ninguém foi queimado em fogueira atroz visível a olho nu. Mas eu vi, línguas de fogo da inquisição hodierna a cuspirem sua ira e sua violência numa vil e ferina acusação de “heresias” dos novos tempos.

Eu vi, eu vejo ainda hoje no alvorecer da Nova Era, os ódios ainda florescendo no arcabouço da dureza de corações empedernidos, da ainda, vivência de eras primitivas do globo terrestre.

Eu vi o julgamento do pretérito voltar e senti de novo na própria pele o queimar do fogo inclemente a dilacerar as carnes num gozo impar dos algozes!  Seremos os novos juízes da inquisição? Nas dificuldades se conhecem as pessoas.

Eu vi o meu povo transformado e transtornado no primeiro obstáculo encontrado, eu vi as trombetas a tocarem o hino do Aqueronte, o rio da morte, no desespero da vida a esvair-se.

Eu vi e fiquei acabrunhado, triste... os rostos crispados dos meus irmãos que me fez sentir o antanho irracional, que já vivemos e que deveríamos ter extirpado do nosso imo!

Vivemos algo nunca experimentado por esta geração. A pandemia que assusta o mundo, mas que veio para libertar-nos dos atavismos de outrora numa demonstração clara do amor do Pai para conosco. Ao invés de uma guerra nuclear devastadora está nos trazendo o ensinamento através do amor que Ele tem, nos fazendo refletir e mudar o nosso interior fazendo cumprir a Lei maior da fraternidade universal!

O Cristo disse: “Não julgueis para não serdes julgados”. O amor é o meu dardo!

“O olho por olho e dente por dente” não cabe mais. Por isso, sejamos fraternos, façamos a nossa mea-culpa, busquemos a paz que tanto almejamos e que, às vezes, nós mesmos nos afastamos dela.  Pensemos nisso!

ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS- Professor e tradicionalista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário