quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Porque sou Tradicionalista


 Porque sou tradicionalista.

                Baseado, no meu grande mestre do tradicionalismo, o saudoso, Euclides Pereira Soares, fundador das tradições em Santa Cruz do Sul, devo inicialmente dizer que: sou tradicionalista, porque a Tradição e o instinto tradicionalista estão radicados em dois fundamentos indestrutíveis: a natureza do Criador, eterno e imutável; e a natureza humana, com sua reverência elementar, perante os antepassados, com sua ligação essencial à sociedade, com sua herança heráldica, transmitida pelas gerações do passado.

Sobre estas bases: eterna como as montanhas de granito, nas quais arde a tríplice chama da Divindade, profunda como os mais longínquos ecos da voz de DEUS; se constrói o tradicionalismo do homem bom e verdadeiramente humano.

Não é um sentimentalismo que o vento traz e o vento leva, nem a melancolia de fulgurantes ocasos; nem o calafrio dos museus e das recordações históricas; - É a convicção haurida de premissas inatas e evidentes. É a solene afirmação do que DEUS deu de bom e cristamente humano aos nossos avoengos. É a atitude de reverência e amor, na sua mais pura essência, depositada pela Providência no berço de cada ser humano.

                Assim entendo o tradicionalismo: e não há, salvo melhor juízo, outra concepção sobre este assunto.

O tradicionalismo é um valor positivo, sem visos de polêmicas ou menoscabo de outras culturas.

O tradicionalismo verdadeiro é nobre demais, para poder viver de flutuantes paixões, ou alimentar animosidade contra outros homens e outros modos de ver e pensar.

                Acho até que, a única maneira segura de lançar pontes humanas, além-fronteiras, raciais e linguísticas, é o respeito perante a própria Tradição, pois só o homem dotado de culto fundamental, perante a história de seus ancestrais, possuí a necessária envergadura ética, para alçar voo ao reino do humanismo total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário