quinta-feira, 17 de setembro de 2015

                                                                          GURI!

                 No manancial das aguadas, revivo meus tempos de guri onde tudo parecia grande, imenso. Nos meus olhos de menino, aquilo era o meu mundo! Nos banhos de sanga, rios e riachos, límpidos como os olhos de Mãe Maria, sonhava utopias hoje inalcançáveis, mas que me faziam feliz.
                Ah! Como eram alegres aqueles tempos que duravam, parecia uma eternidade. Volvo meus olhos aturdidos hoje e me vejo num marejar de ondas que me levam pra lá e pra cá, assim como o vento faz voar as folhas das árvores, na primavera inolvidável dos dias que passam céleres.
                Que sou hoje? Fico a matutar. Onde estão os sonhos daquele piá! Perderam-se no horizonte túrgido, nos emaranhados das vidas secas! Onde estão aqueles valores que pareciam perenes, imorredouros na inocência que ficou perdida no tempo e no espaço!
                Ó tempo! Como tu passas rápido! Mas assim é a vida. Há que ficar sim, a fascinação de inebriante alvorecer não de obsoletos ocasos, não! Mas de uma nova jornada épica para que possamos mostrar aos nossos descendentes que não se deixem esmorecer na luta do bom combate, nas escabrosidades do carreiro nem na inescrupulosidade dos homens sem consciência e sem memória.
                Que eu possa sentir de novo o vento na melena, que eu possa voltar a correr pelos campos em flor, sentindo a flexilha, no encanto da verdura das matas nativas, sentir a presença divina, nas árvores que rebrotam saudando uma nova vida, porque tudo renasce assim como a esperança, haverei também de reverberar quando as utopias do bem, virarem realidade!
                Sim! As utopias tão almejadas estão aí ao nosso alcance! Saúdo-as.
Bah! Voltei a ser guri de novo. Minha alma renasceu das cinzas, assim como a Fênix lendária.
                Tudo é cíclico. Vejo pai, mãe, manos, as matas cheias de frutas silvestres, a pipa d’água, as histórias a beira do fogo. Sou feliz de novo!

                  ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.

         Blog WWW.allmagaucha.blogspot.com; Twitter, @toninhopds. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário