quinta-feira, 24 de setembro de 2015

                                                            OS TEMPOS...   
                
                Diz o velho ditado: “Cada povo tem o governo que merece”, refletindo sobre isto reverberamos soluções sintomáticas e recorrentes quanto à história da evolução da humanidade em todas as épocas.
                Na idade média, os senhores feudais mantinham os seus vassalos no rigor de seus mandos e desmandos. Para um povo ignorante, aquilo era a normalidade e seus senhores tinham o poder da vida e da morte sobre eles.
                A política segundo Platão e Aristóteles, está necessariamente em relação com a ética e o progresso íntimo de cada ser humano e não diz respeito apenas a cargos governamentais, pois envolve, em cada cidade, todo o povo, escravos ou homens livres, mantendo-nos juntos.
                A política rege, portanto as relações sociais. A ética por sua vez, tem na educação moral sua origem e as condições necessárias ao seu desenvolvimento. Daí a importância de se abordar ética e moral na educação, pois assim formariam cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais e políticas, que possuam um compromisso ético com a comunidade.
                Vários pensadores e educadores discorrem acerca desse tema, a política do Cristo está escrita no Sermão da Montanha. É a política da não violência, da paz íntima, da serenidade da alma, da elevação da consciência, da mansuetude. Eis a base de um governo sábio e justo.
                Inferindo, o governo e as leis por ele sancionadas, apenas refletem a soma das consciências dos sentimentos do povo e da nação.
                Portanto, só o homem voltado para sua própria interioridade na melhora de seus costumes, inflete a energia cinética, capaz de mudar toda uma conjuntura, estabelecidos em cima de usos arcaicos e ultrapassados, que desrespeitam valores naturais e intrínsecos do ser humano, latentes ainda, mas que precisam ser acordados, para que possamos viver uma nova realidade, embasada na candura dos sentimentos elevados ao cimo da mais alta montanha, erigida em nossos corações.

ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Twitter, @toninhopds; Blog; WWW.allmagaucha.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário