quinta-feira, 29 de setembro de 2016

AINDA DEVANEIOS!

Mais uma vez milongueando os sonhos que galopam em minha mente, trazendo mágoas como o cavalo que corcoveia nas esporas nazarenas, imitando a vida na luxúria dos pormenores vis que não encontram sedimento na vida guapa do peão errante e gaudério.
O inverno das noites frias que enregelam até a alma do ser inebriado, na corrente malsã da tristeza que teima em permanecer.
A flor do campo que alegrava visões, agora turba suas vistas. Nem o canto mavioso dos pássaros à tardinha, escuta mais.
Que saudades! Das carreiras de cancha reta onde se ganhava ou se perdia de pescoço ou até de orelha. Ah! minha querência, o que fizeram contigo? Onde está teu fulgor, tua constância, onde os homens de valor, de palavra e de honra, que não se escondiam atrás de palavras bonitas, mas de conteúdo dúbio, eram teu apanágio!
Será que tuas façanhas ainda servem de modelo a toda a terra ou de chacota às invasões alienígenas!
Até os mais recônditos recantos da sabedoria, da paz, da introjeção onde se falava consigo mesmo ruminando condutas e virtudes inerentes ao ser humano, perdeu-se na tapera dos sentimentos controvertidos dos neologismos inconsequentes.
Por isso suplico que meu catre não permaneça mais vazio. Que a lua cheia volte a brilhar no horizonte obscuro da vida sem sentido. Que eu possa ouvir de novo o cantar do galo anunciando novo dia. Que eu possa ainda changuear com as mãos calejadas pela faina diária na rudeza do índio vago, sentindo a melodia da natureza bela que afaga e trás novo alento.
Inferindo, que o temporal que caiu consiga varrer todos os dissabores que enodoaram e encharcaram de lagrimas, o rosto cansado do velho xiru.
O mate está no ponto. Vou sorvê-lo na esperança incontida de reencontrar tudo de novo. Minha pampa viçosa, as pitangas gostosas e floridas e a milonga me embalando novamente na música que enleva a alma.
Sopra mais vento desgarrado e a maldade também irá contigo! Vou saborear mais uma vez, o pão de forno feito pelas mãos abençoadas da minha mãe e o que foi, voltará a ser na senda utópica dos meus devaneios!

ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS- Professor, radialista e tradicionalista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com; Twitter, toninhopds).

Nenhum comentário:

Postar um comentário