quarta-feira, 17 de junho de 2015

                                                          AÇORIANOS.
                Para povoar o extremo sul do Brasil, a Coroa Portuguesa resolveu mandar para a Ilha de Santa Catarina e Continente imediato, ou seja, o nosso futuro Rio Grande do Sul, 4000 casais do Arquipélago de Açores e Madeira.
                Os homens teriam que ter menos de 40 anos e as mulheres, menos de 30 anos. Para incentivar a vinda, ofereceu-se para àquelas com mais de 12 anos e menos de 25 anos, casadas ou não, 2.400 réis e aos casais que trouxeram filhos, 1.000 réis para cada filho.
                Cada família receberia também uma espingarda, duas enxadas, um machado, um enxó, um martelo, um facão, duas facas, duas tesouras, uma serra, lima, travadeira, dois alqueires de sementes, duas vacas, uma égua e duas verrumas. Eles foram distribuídos em povoações ou arranchamentos de 60 casais.
                Em 1751, 60 casais vieram aportar onde hoje é Porto Alegre. Gerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos (natural da Ilha da Madeira descendente de fidalgos portugueses), que no princípio do século XVIII, emigrou para o Brasil, casando-se em Guaratinguetá, São Paulo, Lucrécia Leme Barbosa, consanguínea de Fernão Dias Paes, o intrépido bandeirante de renome histórico.
                Já em 1752, quando apareceram as primeiras estâncias em Viamão e nos arredores do seu porto natural, Gerônimo de Ornelas estabeleceu-se no morro de Santana, lançando, por assim dizer, os fundamentos da capital gaúcha. Dois anos após, trás para a sua companhia a família, então composta da sua esposa e quatro filhas, três paulistas e uma lagunense.
                Quando Ornelas obteve a legislação de sua sesmaria, já era grande o número de habitantes nos arredores de Porto Alegre e muitos eram os que vinham em demanda do então “Porto de Ornelas” onde, havia excelente caminho fluvial, água acima pelos Caí, Sinos, Gravataí e Jacuí ou águas abaixo pelo Guaíba afora.
                Os maiores vultos que atuaram nos decênio Farroupilha, tiveram origem nesse casal: Onofre Pires da Silveira Canto; José de Araújo Ribeiro; Francisco Pereira de Abreu; o Barão de Jacuí; José Gomes de Vasconcelos Jardim; Bento Gonçalves da Silva, bisneto do patriarca entre outros.

                                                    CHASQUES
                É preciso educar a pessoa para ser cidadã.
Certos indivíduos, quando ao volante tornam-se verdadeiras feras. Se pudessem se olhar no espelho, quando estão irritadas, veriam um rosto totalmente diferente do normal. Ofensas de todo o tipo, buzinas estridentes, podem provocar um incidente de graves proporções. Ninguém, a não ser os irresponsáveis, embriagados, provoca acidentes de propósito.

Portanto, mantenhamos a calma nos momentos críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário