terça-feira, 23 de junho de 2015

                 O USO DA FLOR NO CABELO DAS PRENDAS GAÚCHAS É UM MITO?

    Vi, dia desses uma palestra ministrada por uma autoridade jovem do MTG, dizer que o uso da flor no cabelo das prendas era um mito. Por isso, me atrevo, com todo respeito, àqueles que estão chegando ao Movimento, dizer que:
                      Se é tradição o uso da flor no cabelo das prendas, então por que é um mito?
                      Desde guri e olha que sou um dos mais antigos tradicionalistas da região (comecei em 1958), aprendi com os antigos, meu pai, José Altivo, que percorria este garrão brasileiro, de ponta a ponta, minha mãe Maria Eufrásia, o grande Euclides Pereira Soares, fundador das tradições gaúchas em Santa Cruz do Sul, o índio taura das Vacarias, Augustinho Manoel Serafim, o grande e inesquecível, “Tio Belizário”, que por sinal, me ensinou também, 46 danças folclóricas (a tocar e a dançar) e outros que, a flor no cabelo, “era uso comum nas prendas deste Estado”, marcando para os peões desavisados, quem era casada e quem era solteira (lado direito e esquerdo respectivamente), além de ser enfeite natural das prendas da época, tornando-as mais cativantes.
                      Acho, salvo melhor juízo, que é desnecessário a obrigação do uso, mas isso não tira a tradição deste costume que, em nome da história de nossa terra, precisa ser preservado.

                Portanto, aí está mais uma colaboração para a cultura de nosso amado Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário