quinta-feira, 25 de agosto de 2016

                                                        A SAUDADE E A CARRETA!

Cavalgo léguas de solidão ajoujadas na distância que o tempo percorreu na noite negra. A lonjura parece ser maior e a velha carreta que não buzina mais, jogada ao relento da saudade imorredoura de tempos idos.
Ela era a própria liberdade do índio vago, tapejara das coxilhas. Ficou tua sombra como fantasma das eras e da tua madeira só restou o cerne, mas quantas histórias guardas no teu fogo de chão, quando o arroz de carreteiro era o prato do dia-a-dia.
Nas peleias do tempo feio, no chiado da chaleira preta, mostrando o ponto da água para o mate, espumante como o apojo da vaca barrosa, companheiro inseparável das agruras sofridas.
As estrelas, desde a Dalva, na mostrarem das miríades sonhadoras do futuro incerto. Ah, que saudades!
O velho monarca, agora cabisbaixo sente a penumbra vidrando os olhos que, marejados, quer voltar no tempo, como se isso fosse possível!
Sente o desalento, a invadir a alma branca. O menino já morreu nos seus sonhos juvenis que não tinham fim.
No torvelinho que o invade, sente a lembrança dos rangidos, pela estrada poeirenta. Eram lamentos na sapiência daquilo que estava por vir.
Assim é a vida. Amanhã será um de nós e a reminiscência infindável da saudade de priscas eras, consome seu coração, já alquebrado pela idade inexorável que, como a velha carreta, sente também a têmpera antes forte e inquebrantável, agora carcomida pela tristeza a invadir seu ser.
Inferindo, lembro-me do saudoso poeta, cantor e compositor Luiz Menezes, que dizia: “Saudade, ora saudade. A saudade não tem tempo de chorar Pedro Ninguém”.

ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS- Professor e tradicionalista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com; twitter, toninhopds).

Nenhum comentário:

Postar um comentário