quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

                                                CHAMAMENTO À PAZ!

                Igualdade cívica, a dignidade da pessoa, a democracia, a solidariedade, o respeito, são valores humanos e cristãos assimilados no exercício do ato de educar, devendo ser vivenciado pela comunidade em toda a Nação. Este é um ato de amor!
                Precisamos despertar os valores, que de repente, podem ter ficado adormecidos em nossa consciência. A começar pelas nossas escolas de educação infantil cujos educadores precisam ser mais valorizados, pois ali começa a ser criada uma nova concepção de ser humano.
                Mas como conseguir essa paz que parece cada dia mais distante da nossa realidade, pois, a violência coabita conosco em escala alarmante? Acredito, salvo melhor juízo, que somos os principais responsáveis por este estado de coisas.
                Porque desta afirmação! Basta indagarmos o nosso ego, isto é, examinarmos a nossa consciência. O que preciso fazer para alcançar a paz? Precisamos abafar e destruir em nosso coração, o orgulho e o egoísmo que são as duas maiores chagas da humanidade.
                Abafando a humildade e a caridade, as duas maiores virtudes, as duas outras fazem com que nós queiramos ganhar dos outros a qualquer preço, não ligando para aqueles que atravessam nosso caminho.
                Os pequeninos citados anteriormente, com certeza olham nossos exemplos e veem nossos corações empedernidos a germinar como um grão profundo de desarmonia e desamor.
                Deixemos aflorar as duas maiores virtudes abertas à luz para que a paz tão buscada por todos se torne realidade. Esta paz tem necessidade do húmus do nosso coração para fazer brotar as flores da esperança do porvir.
                Deixar entrar a paz em nossa alma a começar pelas pétalas dos sentimentos como sementes de um amor novo que se ramificarão pelo mundo inteiro. Deixar entrar a amizade, florir os nossos olhos, como uma porta que se abre à fraternidade, porque também as amizades precisam ser cultivadas a exemplo de uma flor, que necessita de água diariamente para não fenecer.
                Compreendamos uns aos outros, sem perfídias, sem ironias, discussões ruidosas e fúteis, sem desinteligências destrutivas, sem perda de tempo em comentários vagos e inoportunos, amparando-nos reciprocamente pelo trabalho, pela tolerância e pela fé inabalável de que juntos, poderemos atender a este grande chamamento. A PAZ!
ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e radialista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Twitter, toninhopds; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário