quinta-feira, 10 de agosto de 2017

                                               CUIDADO COM A LÍNGUA!

                Não fale coisas que poderá vir a arrepender-se depois! Esta máxima poderia fazer parte constante de nossas vidas, haja vista, que os nossos problemas são causados pela nossa incúria e imprevidência.
                Quantas vezes no decurso de nossa existência, falamos sem pensar, ofendendo o nosso semelhante, amargurando com isso a nossa própria caminhada. Não tem nada pior do que ao encostarmos nossa cabeça no travesseiro, a noite, a consciência nos acusar: porque eu disse aquilo? Não precisava. Ofendi àquela pessoa e agora o que faço? E o orgulho fala mais alto.
                Amanhece o dia, com a noite mal dormida e não tenho a humildade de desculpar-me pelas palavras grosseiras e ofensivas que dirigi àquela criatura. Daí provém a maioria dos nossos males.
                Ao passar do tempo, vamos nos tornando estéreis, secos por dentro, porque nosso remorso corrói, mas não admitimos o nosso erro. Este tormento alastra-se no campo emocional, tornando a situação cada vez mais embaraçosa, porque o sentimento de culpa vai se fortificando e procuramos, sem ter consciência disso, muitas vezes, suprimi-lo amargurando-nos por estar a vivenciá-lo e autocondenando-nos.
                Daí também provém a autopiedade, a chantagem emocional, a perda da capacidade de discernimento para saber como agir com correção. Frases como: ninguém me entende, que injustiça, ninguém faz nada por mim, os outros tem tudo e eu nada, me perseguem, agora fazem parte de nosso vocabulário.
                Por isso, nesse conflito interno é preciso que saiamos dessa verdadeira roda viva, deixando florescer a nossa ternura, crescer a nossa indulgência, deixando nosso ego saudável para poder enfrentar o erro com naturalidade compreendendo que os conceitos, certo e errado são abstratos, permitindo-nos o direito de errar, mas, impondo-nos o dever de corrigi-lo.
                Portanto, cuidado com o que falamos, para não acontecer conosco tudo o que citamos acima. Pensemos nisso!
ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS-Professor e radialista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com: Twitter, toninhopds; blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário