quinta-feira, 3 de agosto de 2017

                                                UMA CASA, UM LAR!

                Quando você vai para sua casa, tem que se sentir bem, isto é, como se estivesse indo a lugar aprazível e não ir pensando: o que precisa ser feito hoje, trabalhos caseiros, a educação dos filhos e aí por diante. Que enfado!
                É preciso transformar a nossa casa em um lar e não tão somente numa residência, onde moro com meus familiares. A casa onde moramos é uma coisa, o meu lar? Bem, o meu lar é algo maravilhoso, onde me sinto bem. É o refugio dos problemas do dia-a-dia, onde encontro a paz e posso recarregar-me de energias positivas, para voltar aos embates cotidianos.
                Se fizer de onde resido apenas o lugar para as refeições e para dormir, como se isso fosse uma obrigação, estarei provocando em mim mesmo, a sensação de desconforto e mal estar e que pode me levar a uma depressão ou doenças psicossomáticas, que poderão afetar a todos aqueles que comigo convivem.
                O verdadeiro lar, é aquele em que eu sinto prazer em nele estar, sinto alegria a ele retornar. É aquele em que os pais se entendem e conversam com seus filhos como se eles fossem uma visita. Sim, uma visita a quem sempre tratamos bem e com educação. E os filhos? Estes, com certeza serão criados nesse lar de paz e amor e não se perderão em tenra idade no mundo do álcool e das drogas, porque eles terão um porto seguro junto a seus pais, que sempre lhes darão o exemplo, acima de tudo.
                Então, façamos da nossa chegada ao lar algo bom, agradecendo a Deus por estarmos regressando, quando tantos não o fazem, abracemos a nossa família, façamos as refeições todos juntos, desligando a televisão, discutamos os assuntos pertinentes ao lar, se for o caso, saboreando a refeição com calma, aproveitando este momento maravilhoso de convivência diária e fraternidade familiar.
                Assim sendo, qualquer casa pode se tornar um lar. Da mais pobre, a mais rica. Depende da consciência de cada um de nós, em fazermos um exame íntimo e tomar uma resolução para o bem da minha vida e da sociedade que pertenço, porque sou também responsável por aquilo que acontece na minha cidade, no meu estado, no meu país e no planeta.
                Preciso, pois, fazer a parte que me compete. “transformar a minha casa num lar”.
              ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e radialista.

         (Email, toninhosantospereira@hotmail.com; twitter, toninhopds; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário