quarta-feira, 30 de agosto de 2017

DETURPAÇÃO DE VALORES!

Há muito tempo, tenho constatado com tristeza no Movimento Tradicionalista Gaúcho, uma deturpação de valores. Digo isso de maneira genérica, para que sirva de alerta aos patrões ou responsáveis pelos Centros de Tradições Gaúchas ou entidades congêneres, que em sua essência, são a célula mater deste movimento.
Há uma grande agitação no meio nativista, com a realização de grandes bailes e alguns fandangos (quando há), de rodeios caça níqueis onde só acontecem tiros de laço, abandonando de vez com a parte artística porque que não dá lucro, tudo com o intuito de angariar fundos para conservar as respectivas entidades.
Tudo muito justo, só que não se faz mais outra coisa. A verdadeira finalidade está sendo desviada, salvo raríssimas exceções, devido à avidez do lucro.
É necessária uma grande reflexão de todos os próceres responsáveis pelo tradicionalismo em todas as esferas. Onde está a cultura? Confinada em poucos livros de uma biblioteca, aliás, muita pouca visitada? A hora de arte, os verdadeiros fandangos, os conjuntos musicais tocando ritmos e letras condizentes com os altos parâmetros que regem a Carta de Princípios, onde foram parar?
Além dos bailes, onde se dança a moda cola fina existe ainda os fandangos, onde se dança somente pilchado, mas é preciso também, realizar encontros culturais entre prendas, peões e patrões, discutindo os problemas inerentes ao Movimento. Exemplo: o jovem e a droga, problemas sociais de seu bairro, de sua cidade, de seu estado, de seu país, esquecendo um pouco a competição que permeia quase todo o evento que se faz.
Fica esse alerta, para que todos nós reflitamos em torno dos verdadeiros ideais que devem nortear nossa conduta.
Pensemos nisso!
       ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.

       (Email,toninhosantospereira@hotmail.com;twitter,toninhopds; blog,WWW.allmagaucha.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário