sábado, 16 de junho de 2018


                                                     SAUDADE REDOMONA!

                O sol da tarde caindo, bem lindo o céu nessa hora que a luz do dia vai mermando, mermando, até cair de todo no horizonte fugidio!
                É a solidão da campanha do guapo de antanho, que assombra de quando em vez a alma rude, mas o chimarrão não o deixa sozinho e no tição da brasa acesa, na trempe da saudade, suas mágoas desabafa.
                Deixei para trás horizontes e na busca de novas fontes, desenfreado saio. Um dia, cantarei de novo a beleza deixada, a do largo e meu mate de espera terá companhia no jujo da maçanilha enfeitando como china caborteira, a vida do peão!
                Meu catre não estará mais vazio e os pelegos aquecerão meu corpo cansado das lides dos viandantes sem rumo e de destino incerto. Sou parte da querência como centauro de homem-cavalo em um só, na memória do índio vago, que erra pelas coxilhas e canhadas infindas, no trote do pingo aguaxado.
                Aos coices, meu coração me leva a lugar algum, pois não vejo mais o verde dos campos. Meu rancho virou tapera e a coivara tomou conta dos lugarejos e vilas das minhas saudades!
                Aos arrancos da lembrança, repuxos e um gosto amargo na boca, sobressaem das agruras que tento cabrestear, mas, nas dificuldades dos retouços da vida maleva, que escoiceia sem parar como cavalo redomão, changueio sentimentos no flete fogoso da esperança, que me trás novo alento!
                Na bruaca, escondo os escolhos da vida secas que são restolhos da pregressa existência vã, que se esvai nos rios, que são lágrimas que de tão salgadas, formam novos mares, nos recônditos imersos na chucresa da vida gaviona.
                Assim é a vida que segue, na utopia de novos rumos mais alvissareiros, na cancha reta da carreira que se perde nos escombros da saudade redomona!
Pensemos nisso!
ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS- Professor e tradicionalista.
(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Twiter, toninhopds; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).



Nenhum comentário:

Postar um comentário