quarta-feira, 2 de julho de 2014

                     Afinal, a mente está situada no cérebro?
 
          André Luiz, no livro "Evolução em Dois Mundos", nos dá notícia de que a mente é envolvida por um corpo especial, à parte do perispírito, que denominou "corpo mental". 
          Assim como o perispírito serve como envoltório do espírito, o corpo mental é o envoltório da mente. Aos três elementos constitutivos do homem - espírito, perispírito e corpo de carne - André Luiz, em mais um passo na complementação da terceira revelação, acrescenta um quarto: o corpo mental. 
          Embora afirme que esse corpo mental ainda não possa ser melhor conceituado, por falta de terminologia na linguagem terrena, esclarece o Autor espiritual que o corpo mental preside a formação do perispírito, do mesmo modo que este preside a formação do corpo físico.
          A mente é, assim, a usina geradora da vontade do espírito. Por seu intermédio, o espírito produz uma força inteligente,  que podemos chamar de "idéia", que ganha forma e direção através do pensamento. 
          Por esse motivo, assume papel de  fundamental importância nas manifestações mediúnicas, para as quais serve de base. Conforme a natureza da idéia que exterioriza, através do pensamento, será a qualidade do espírito atraído pelo medianeiro.
          Por força da lei de afinidade,  o médium atrai para si espíritos com os quais se identifica pela natureza de seus pensamentos. Isto se aplica tanto no  aspecto moral como intelectual. 
          Um médium que tenha um sistema de vida pouco afeito aos bons costumes e á pratica  do bem atrairá espíritos do mesmo modo perseverantes nos maus hábitos e na prática do mal. Aquele que convive com  os bons hábitos e se dedica ao bem, ao contrário destes últimos, trará para o seu campo mental espíritos igualmente dedicados a atos e pensamentos edificantes.
          O mesmo se dá com relação ao valor intelectual da comunicação. Conforme explicou o Instrutor Albério, um espírito  sábio não poderá se comunicar através de um médium inculto senão para assuntos triviais, de que este tenha  conhecimento.
          Nesse caso, campo mental receptivo não estaria capacitado para pensamentos mais complexos que  aqueles com os quais convive.Por outro lado, um espírito com pouca evolução intelectual não poderia transmitir, mesmo através de um médium sábio, mais do que o pouco que conhece.
 
                                  
 
                                             
             
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário