quinta-feira, 23 de junho de 2016

UM MATE?

                Mais um dedo de prosa, na estrada poeirenta da vida, na invernada grande da existência, quando mais um João ninguém finda a jornada terrena.
                O que ele fazia aqui? Qual sua missão? reflito! Cumpriu-a ou só levou a vida, como diz o povoeiro!  Mateava na espera do tempo chegar. As ilusões já tinham acabado, todas.
                Solito olhava o horizonte, sentindo a vida acabar-se como por entre os dedos. Será que tudo se resumia nisso?
                E as tropeadas... ficaram lá atrás igual a tropa que tantas vezes levou às charqueadas, repontando o canto triste do sinuelo.
Como o gado, pressente também o matadouro, sente a alma aturdida na intemperança do desassossego que lhe é impingido, na agonia da hora derradeira.
O que sobrou afinal? O rancho deserto, desesperanças, o mate solito na contramão do sonho fugidio da criança, esperança de uma vida plena na consciência imortalizada, da essência extraterrena.
Restou a chama imorredoura como tranqueira instransponível da vida fútil e sem sentido, para a real consistência da tropilha implacável que, no potreiro da audição do clarim campeiro, reunirá a manada no bojo do Patrão Celeste, que a todos abriga no seu poncho aconchegante.
Tomo mais um mate ajujado de maçanilha e sinto que o João é alguém sim, na sintomática lei maior regente de tudo e todos.
Proseia comigo parceiro! A jornada segue indefinida aparentemente, mas nada é um acidente. A aurora logo desabrochará e a vanguarda luminosa brilhará como estrelas no firmamento e a despacito, com a mala de garupa nos ombros, tomo tenência  dos planos do Arquiteto Soberano!
Mais um mate?

ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS- Professor e tradicionalista.
(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com; Twitter, toninhopds).

                 

2 comentários:

  1. Adorei! Sou gaúcha "desterrada" na Europa e vim a dar com este site por um descaminho: lendo um livro de um estritor português radicado em Florianópolis encontrei uma referência a um tratado. Procurando na net, encontro o seu site, com um resumo dos tratados que deram contorno ao Brasil atual.... Gostei do texto e resolvi explorar mais este site. Acabei aqui e gostei muito do que li!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado maria...Que tu possas levar às terras do velho mundo um pouco das plagas do garrão brasileiro...abr

    ResponderExcluir