quinta-feira, 14 de julho de 2016

                                                      JOSÉ MENDES NO RINCÃO!

                Corria o ano de 1965, quando o CTG Rincão da Alegria estava sediado à Rua Gaspar Bartholomay, junto à oficina do senhor Furtado e sob a patronagem de Norberto Adam, o famoso artista José Mendes, em pleno sucesso de sua carreira principalmente de sua última música intitulada “Para Pedro”, esteve fazendo um espetáculo nesta entidade.
                O seu Furtado só para lembrar era pai das prendas Dione, Beatriz e do peão Ademir. José Mendes, acompanhado de tão somente seu violão cantou sucessos do momento. Alem de Para Pedro, Não Aperta Aparício, Vai Embora Tristeza, Carancho e outros.
                Pois bem, naquela época, estávamos, a Elaine e eu brigados, nem lembro qual o motivo e fomos ao baile. Ela sempre com sua mãe, dona Maria Augusta, estava “bonita como laranja de amostra” e como não poderia deixar de ser, chamou a atenção do cantor em pauta que, na primeira oportunidade que teve, tirou-a para bailar.
                Como naqueles tempos, quando se dançava mais de uma marca com a mesma guria, já se estava dançando de par, subentendo-se que havia um inicio de namoro, pelo menos para os meus olhos e o “atrevido” realmente conversava com ela.
Por minha vez também não poderia demonstrar “dor de cotovelo” e tirei a 1ª prenda do Rincão da Alegria, muito bonita por sinal e ficamos naquele joguinho, até a parada estratégica dos músicos para o seu habitual descanso.
                Parecia que o namoro não tinha mais volta até o recomeço do baile quando, nosso amigo em comum, Acemar Lima de Almeida, tirou a Elaine para dançar e no meio da música, entregou-a para mim.
Começamos a conversar e prosa vai, prosa vem, nos acertamos novamente, reatando o namoro para debique do Mendes que, quando se deu conta, já tinha perdido a prenda.
                Dizem por aí, que um tempo depois, ele fez uma música em homenagem a “prenda do rincão”, que tinha engambelado seu coração.
                Agora, com o relembrar de suas músicas na voz de outros cantores como seu filho José Mendes Junior e dele próprio com sua marca indelével, lembrei-me do fato que vai também para as minhas memórias.
              ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.

        (Email, toninhosantospereira@hotmail.com; twitter, toninhopds; blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário