quinta-feira, 28 de julho de 2016

                                                                   MEMÓRIAS!

                No ano de 1961, o CTG Tropeiros da Amizade mudou-se de sua sede social à Rua Júlio de Castilhos, onde hoje é a AFUBRA, para o bairro Arroio Grande, no antigo salão Tavares. Com esta mudança, houve um revigoramento na entidade associando inúmeras pessoas da comunidade, nesta verdadeira novidade que era a tradição gaúcha.
                Neste mesmo ano, aconteceu a eleição para nova patronagem do CTG, sendo eleito patrão, Deodomiro Paludo. Era patrão nesta época, Euclides Pereira Soares e de acordo com a minha memória de guri, houve uma desavença entre os dois e o Paludo, juntamente com toda a turma do Arroio Grande e, não eram poucos, saíram do CTG, com raras exceções, fundando uma nova entidade: o CTG Lanceiros de Santa Cruz.
                Lembro que além do Deodomiro, saíram também, Ercides Saraiva de Figueiredo, João Figueiredo, João Norberto Lacerda, Marciliano José Rodrigues, Ernestor Cardoso, Adail Gonzaga Fernandes, Flávio Pereira dos Santos e João de Almeida, entre outros.
                A estes se somaram, Arthur Bugs de Andrade, Horácio João de Bairros, Armínio Guterres de Alexandrino, Galdino de Andrade, Mena Barreto, Paulo João Landskron, Olívio de Oliveira Machado, Jovelino Vedoy, Alexandre Elias, Gomercindo Luiz da Rosa, Ari Marques, Ivo Alves Teixeira, Adão Araújo e Agripino de Almeida Simas que, juntamente com João Norberto Lacerda, assinaram a Ata de fundação, sendo considerados, portanto como sócios fundadores desta entidade.
                Cabe aqui uma consideração da maior relevância para resgatar a história real dos fundadores. Não tirando o mérito daqueles que estão inscritos, inclusive nos Estatutos do CTG como fundadores, sabe-se graças ao testemunho nosso e em especial do amigo Lacerda que, os que assinaram a Ata de Fundação, deram certa quantia em dinheiro e aqueles que não tinham esta verba, não constaram como fundadores.
                Com isso, quero fazer justiça a todos quantos realmente foram os pioneiros dos Lanceiros, esperando com isto que, no futuro esta relação seja ampliada com aqueles nomes que citamos acima, desfazendo esta injustiça.
                O primeiro patrão dos Lanceiros foi Deodomiro Paludo. Entrou no tradicionalismo nesta época, o senhor Arhur Bugs de Andrade e sua família, que por sinal, foram presenças marcantes no nativismo local. A sua primeira sede foi na Rua Julio de Castilhos, a mesma já ocupada pelos Tropeiros.
                Pouco tempo depois, na rótula da Avenida Independência, no salão do seu Albino e ali os Lanceiros deu os seus primeiros passos, mudando-se após para o salão Barreto, perto do Avenida.
                 A sua sede própria à Rua Farroupilha, foi um sonho que se realizou depois de muita luta. Uma curiosidade foi a verdadeira cisão familiar com a fundação dos Lanceiros, ou seja, membros de uma mesma família separaram-se como, por exemplo: o Cliff, a Teresinha e eu, continuamos nos Tropeiros, já o mano Flávio foi para os Lanceiros sendo o seu primeiro posteiro da invernada artística.
                Na família de João Almeida, as prendas Marlene e Teresa foram para os Lanceiros juntamente com os pais João e Eva, enquanto o Osmar Lima de Almeida ficou no pioneiro. A primeira prenda dos tropeiros da época Ilone Figueiredo, filha do seu João Figueiredo, ficou nos tropeiros e o seu mano Jorceí foi para os Lanceiros.
                Foi nesta mesma época, que começou o programa “Roda de Chimarrão”, animado nos primeiros tempos, pelo Ercides Figueiredo e Ernestor Cardoso, que era levado ao ar pelo rádio Santa Cruz, com auditório todos os domingos à noite e durou mais de quatro décadas.
                Portanto, mais um pouquinho de história do tradicionalismo de nossa terra!
                ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; twitter, toninhopds; blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário