sexta-feira, 30 de março de 2018


                        AFINAL, GETÚLIO VARGAS ERA CHIMANGO OU MARAGATO!
                Rememorando a história rio-grandense a partir do final do século XIX, vimos que com a Proclamação da República em 1889, é lançada nova ordem política e social no Estado.
                Os Federalistas, na liderança de Gaspar Silveira Martins, grande senador e tribuno na monarquia e que queria o regime parlamentarista e federativo de governo é perseguido por Julio Prates de Castilhos, republicano e seguidor do positivismo de Augusto Comte e que desejava um executivo forte, enquanto, por outro lado, um legislativo débil.
                Diante disso, estoura a Revolução Federalista, (1893 – 1895). As cores de lenço, como símbolos maiores de ideais. Maragatos, revolucionários (lenço vermelho), Pica-paus na manutenção do regime nascituro (lenço branco), legalistas.
                Em 1903, morre Júlio de Castilhos, então com 43 anos (câncer na garganta) e segue seus ditames, Antônio Augusto Borges de Medeiros na Presidência do Estado.
                Em 1923, nova Revolução irrompe no Estado, ainda governado por Borges. Assis Brasil, nos mesmos ideais de Silveira Martins, quer derrubar a saga dos lenços brancos, agora chamados de Chimangos, numa alusão ao nariz adunco do Presidente (parecido com uma conhecida ave do nosso pampa com mesmo nome). Um famoso poemeto da época, escrito por Ramiro Barcelos, retratava a figura de Antônio Chimango.
                Em 1925, acontece a pacificação do Estado na famosa “Paz das Pedras Altas” onde prevaleceu que não haveria mais a reeleição do famoso Presidente.
                Em 1928, é eleito presidente do Estado, Getúlio Dorneles Vargas, seguidor Castilhista e de Borges, portanto, chimango, (lenço branco). Vargas tinha três gerações de lenço branco.
                Entretanto, durante a Revolução de 1930, comandada por Getúlio, quando foi derrubada a chamada República Velha, um fato chama atenção. De acordo com o jornalista e escritor, Carlos Heitor Cony, quando ele se deslocava de trem rumo ao Catete no Rio de Janeiro, ao passar por Curitiba acontece algo curioso. Ele viajava com uma farda e ao pescoço seu infaltável lenço branco, até então inimigo figadal dos lenços vermelhos. (se degolavam pela cor do lenço).
                A dita caravana da vitória, ao chegar à capital do Paraná encontra um clima de emoção devido a um estudante que morrera num combate ocasional na defesa da Revolução. A cidade preparou um velório de herói nacional. O chefe supremo da Revolução resolve ir às exéquias e lá encontra a mãe do jovem que o abraça e diz que entregara seu filho à Pátria e a Revolução.
                Getulio, emocionado retira seu lenço do pescoço e coloca sobre o rosto do estudante como uma condecoração. Ao sair, se aproxima um cidadão e faz um gesto surpreendente.  Retira do pescoço um lenço vermelho e coloca no pescoço de Vargas que também, para espanto de todos, deixa o lenço maragato e agora como revolucionário segue à Capital da Republica, num grande simbolismo de que a paz deveria ser selada entre chimangos e maragatos!
Getúlio, portanto era chimango e extemporaneamente usa o lenço maragato numa demonstração de honra e cavalheirismo próprio de sua estirpe.
                Inferindo, que tal chimangos e maragatos? Pensemos nisso!
         ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.
        (Email,  toninhosantospereira@hotmail.com; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com; Twitter, toninhopds).
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário