sexta-feira, 30 de março de 2018


                     ALGUNS FATOS IMPORTANTES DO DIA 1º DE MARÇO!
                Em 1565, Estácio de Sá funda a cidade do Rio Janeiro, uma das mais belas metrópoles do planeta.
No inicio da década de 1930, o coronel José Pereira, da cidade de Princesa Isabel, do Estado da Paraíba, se rebelou contra o presidente João Pessoa, que queria desarmar os coronéis. Dentro do contexto do momento, de 1894 a 1030, paulistas e mineiros se revezavam na Presidência da Republica. A chamada República café com leite. São Paulo, maior produtor de café e Minas Gerais na produção de leite.
                No entanto, em 1930 o então presidente, o paulista Washington Luis quebrou o protocolo e indicou outro paulista, Júlio Prestes. Os mineiros, não aceitaram e se uniram ao Rio Grande do Sul, indicando a candidatura do presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Getúlio Dorneles Vargas para presidente, tendo como vice, João Pessoa que rompeu com o partido Republicano paulista. Daí vem o “NEGO” da bandeira da Paraíba.
E no sertão paraibano foi criada a República da Princesa. Contudo, em outubro deste ano Washington Luis, com a morte por assassinato, de João Pessoa em julho deste mesmo ano, termina com a também chamada, Revolta da Princesa, que teve um saldo de mais ou menos 600 mortos.
                Em 1945, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, assina a Paz de Ponche Verde, local situado em Dom Pedrito, terminando com a Guerra dos Farrapos, que estava completando 10 anos. Um dia antes, Davi Canabarro pelo lado dos rio-grandenses já havia assinado os termos da paz.  Nesta época, ainda não éramos conhecidos como gaúchos e sim rio-grandenses.
                Em 1923, morre o Águia de Haia. O grande Rui Barbosa que, de tantas obras deixou à posteridade uma de suas pérolas que serve até nossos dias: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

      ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS – Professor e tradicionalista.
         Email, toninhosantospereira@hotmail.com; Twitter, toninhopds; Blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário