segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Educação para a verdadeira cidadania.

       Preocupado, cada vez mais, com a precocidade com que as nossas crianças e a nossa juventude começam a aprender as coisas e principalmente com a marginalidade que também começa a imperar em nossa sociedade, é que escrevo dando minha opinião e também procurando ajudar às nossas autoridades constituídas, na resolução do bem coletivo.
Em primeiríssimo lugar, o que falta às crianças é o carinho, que muitos pais renegam aos filhos. Só os colocam no mundo, sem nenhum planejamento e os atiram à sua própria sorte. Vimos isso diariamente em nossa comunidade. Ou seja, falta a verdadeira educação, desde tenra idade. Em segundo lugar, falta religião. Isto é, ligar ou religar-se a Deus. As famílias precisam rezar juntas, pelo menos uma vez por semana. Em terceiro lugar, as escolas precisam ensinar, desde o curso fundamental, até o superior, a  verdadeira cidadania.
      Quando a família ligada a uma religião, praticando realmente os seus ensinamentos, fizer uma comunhão com as escolas, numa verdadeira união de esforços, caminhando juntas, passo-a-passo, começando então, a formarem o carater e a personalidade do futuro cidadão, aí sim, estaremos começando a caminhar para a melhoria de nossa sociedade. Só assim, antevejo um futuro mais digno a nossa juventude e a todos nós, onde não precisaremos escondermo-nos dentro de nossas casas, gradeando nossas residências, eletrificando nossas cercas, colocando alarmes e cães ferozes para nossa defesa e com isto afastando, cada vez mais, uns dos outros, fazendo com que nos portemos, em muitas ocasiões, como verdadeiros animais. E aque vai uma sugestão uma idéia, como quiserem, ao setor educacional e de saúde. Aproveitando os agentes de saúde, que visitam todas as pessoas carentes dos bairros, coloquem junto a estes, agente de educação, que irmanados, procurarão fazer um trabalho intenso junto a estas famílias, ensinando a seus pais e principalmente às crianças, noções básicas de tudo o que elas precisam, para seu pleno desenvolvimento material e espiritual. Todas as informações seriam cadastradas pelas autoridades competentes que, diante deste plano, poderiam implementar  políticas públicas de educação e que a médio prazo, com certeza, diminuiria sensivemente, os problemas que afligem a todos nós, ou seja, a marginalidade, a miserabilidade, a violência e o desamor, verdadeira chaga da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário