sexta-feira, 14 de novembro de 2014

                                                       Família Pereira dos Santos

                                                   ¨ UM POUCO DE SUA HISTÓRIA ¨

 No próximo dia 07 de dezembro de 2014, acontecerá na cidade de Santa Cruz do Sul, o 20º Encontro da Família Santos, o (ENFASA), que é um evento do calendário anual do Grupo de Pesquisas Folclóricas Família Nativista Alma Gaúcha, nos anos ímpares acontecendo em Sapucaia do Sul, e nos anos pares, em Santa Cruz do Sul.
            Família que descende de Eduardo Pereira dos Santos (no registro de casamento está Edmundo) e Bela Aurora Simas dos Santos, pais de José Altivo dos Santos, e de Antônio José Falleiro e Cândida Maria da Silva Falleiro, pais de Maria Eufrásia Falleiro dos Santos.
           José Altivo dos Santos, nasceu em Rio Pardo, em 29 de Julho de 1889. Era tropeiro por excelência e nessas andanças pelos pagos, entre Rio Pardo e Soledade, encontrou no interior de Venâncio Aires, a jovem Maria Eufrásia Falleiro dos Santos, nascida em 9 de janeiro de 1907.
          Casaram-se em 10 de março de 1923, em Venâncio Aires.  Após, de carroça e a cavalo, foram para o interior do então distrito de Barros Cassal, lá construindo um novo lar que foi abençoado com quinze filhos.  
         Alguns anos depois, na então Vila de Barros Cassal, José Altivo tornou-se feitor do DAER, na área de construção e reparação de estradas. 
         Para que seus filhos pudessem estudar, em 1958 mudou-se para Santa Cruz do Sul.
         José Altivo, faleceu em Santa Cruz do Sul em 28 de Julho de 1968.
         Depois do falecimento de Maria Eufrásia, seus 12 filhos resolveram rememorar suas lembranças nesse encontro, que já acontece há 20 anos.
        O ENFASA, começará à partir das 10 horas, na sede da TAP's, antiga sede social da Tabra, nesta cidade. 
        Esta família, Pereira dos Santos, foi a pioneira nas tradições gaúchas em Santa Cruz do Sul, fundando a primeira entidade tradicionalista do município, o CTG Tropeiros da Amizade, com sede na rua Princesa Isabel, no bairro Senai.
        
         Atualmente, existe na cidade um DTG com o nome de José Altivo dos Santos, bem como o Grupo de Pesquisas Folclóricas Família Nativista Alma Gaúcha, descendentes diretos de José Altivo e Maria Eufrásia, os quais, continuam no cultivo dos mais puros laços familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário