domingo, 9 de novembro de 2014

                                      Polêmica? Aparece o autor de Tordilho Negro.
Autor de Tordilho Negro ainda aguarda o justo reconhecimento
AUTHOR Leonardo Nunes DATE 27/10/2014 COMMENTS: Leave a comment
P1090871
Dirceu Inácio Pires, ou ...Seu Detio como é conhecido mora em Passo do Sobrado e tem 28 músicas compostas, entre elas Tordilho Negro, gravada por Teixeirinha nos anos 60. A canção narra um desafio aceito por seu tio, Sebastião dos Anjos, para domar um cavalo xucro. O tordilho nascido em Caçapava, foi vendido pelo tropeiro João Lopes para Afonso Becker, do Alto Paredão. O novo dono o deixou largado no campo e o animal ficou arisco. “Um dia tomando cerveja num bar, o Afonso ofereceu o tordilho a quem o montasse sem cair. Num domingo de manhã acompanhei meu tio Sebastião dos Anjos que ganhou o cavalo nesta aposta”, recorda Detio que lamenta nunca ter sido reconhecido como autor de uma das canções mais populares no Estado. A canção composta em 1950, foi apresentada por Detio e pelo gaiteiro Alfredo Tavares durante um programa na Rádio de Rio Pardo comandado por Teixeirinha. Após esta apresentação, Detio nunca mais encontrou Teixeirinha e soube que a música havia sido gravada e vinha sendo executada em várias rádios. Recorda que ficava faceiro quando ouvia sua música tocando, até que um de seus filhos questionou sobre a autoria da canção. Em 1988, Teixeirinha ficou de participar de um programa na Rádio de Alto Paredão e seria a chance do tão sonhado reconhecimento. Mas não aconteceu. “Não existiam direitos autorais na época. Eu gostava de ouvir a canção interpretada por Teixeirinha, mas nunca mais consegui encontrar com ele para ter o devido reconhecimento”. Detio aponta que o próprio Teixeirinha afirmava que a canção era de autor desconhecido. “Nunca tomou para si a autoria, apesar de ter transformado o que era para ser uma valsa, em uma vaneirinha”.
Detio e o gaiteiro Alfredo Tavares viajavam por todo o Estado à cavalo para se apresentarem em fandangos. Hoje, aos 79 anos, continua compondo e canta apenas para os passarinhos. A maioria de suas músicas foram escritas entre os anos 40 e 50 e se referem a suas vivências. Detio espera algum dia gravar seu repertório para seus netos e bisnetos guardarem, ou algum interessado em interpretar.
A canção Tordilho Negro faz sucesso até hoje. Foi gravada por diversos outros artistas, como o grupo Os Serranos e pelo cantor Mano Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário