quinta-feira, 26 de maio de 2016

A SAUDADE E A TRISTEZA!

                A saudade e a tristeza têm suas diferenças que podem parecer mínimas, mas que fazem grande diferença. Saudades alem do amor que fica também significa lembrar o passado, e a tristeza complementa com o sofrimento.
    No dizer do poeta Cachoeirense, Aurélio Porto, “gaúcho é o homem do cantar triste”, nos trazendo o passado de nossos avoengos, onde tudo virou tapera pelas incongruências dos tempos que mudam constantemente, destampando novos comportamentos, com lembranças fugidias, de almas perdidas num aceno de desespero.
                O sol calmamente se pondo, vai anunciando a noite negra e funesta parecendo não ter fim.
                Haverá um novo amanhecer, sem o gosto amargo da tristeza a corroer como ferrugem o ferro exposto ao tempo maleva?
    E nossos pensamentos na insânia da erva daninha, infestando sentimentos no condomínio do Ser, que sem saída aparente, se entrega à inconsciência de barbarescas imagens, num lodaçal envolvendo célula a célula, em inebriantes ilusões, que só vê a solução trágica do apagar-se, sumir, como se isso fosse possível!
Quantas existências são tragadas por esse mal que aflige a humanidade!
     A saudade e a tristeza, virando depressão numa constante evolução do materialismo vigente nas relações interpessoais, sem o crivo da ética e do bom senso e da sensibilidade do imo superior.
     Na solicitude dos bons princípios, ouvindo a voz interior que aponta ao cimo das virtudes, inerentes ao ser humano que pertence ao cosmos, antes de pertencer a si mesmo, será o clarim no despertar de uma nova era.
      Aí veremos a importância de todos nós na criação Divina, na perfeição do Universo inescrutável, mas real e ao alcance da sensibilidade do ponderável ao imponderável.
      O chamado será finalmente escutado e interpretado em sua mais lídima acepção! Tudo prossegue na grande corrente que leva ao ponto final, à graça da Essência donde todos nós renascemos.
     A saudade e a tristeza, um dia, não terão mais abrigo em nossos corações.
Pensemos nisso!


ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS –Professor e tradicionalista.

(Email, toninhosantospereira@hotmail.com; blog, WWW.allmagaucha.blogspot.com; twitter, toninhopds).

Nenhum comentário:

Postar um comentário